Cursos

1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS E CONFLITOS HUMANOS

CONTEÚDO

o diálogo como a arte de saber ouvir;
a comunicação simples e clara como facilitadora da lida cotidiana;
o diálogo como estreitamento da relação entre as pessoas e "amortecedor" dos conflitos;
alternativas práticas para o trabalho cotidiano com os alunos da rede municipal;
motivação como ingrediente necessário à lida cotidiana;
cuidar do "outro" e cuidar de si
o que é conflito?
quais são os elementos do conflito?
elementos para uma comunicação positiva:
“escutar” é diferente de “ouvir”
empatia
aprender a perguntar
como estabelecer a igualdade na comunicação
adotando a linguagem do “eu”
assertividade: o que é isso?
a construção de pontes para um relacionamento construtivo
não reagir e jamais ameaçar, afinal, somos todos educadores e educadoras!
PÚBLICO ALVO:
Merendeiras, Motoristas, Pessoal administrativo e Auxiliares de serviços gerais

2. GESTÃO ESCOLAR

CONTEÚDO
Diretor ou Gestor?
Instrumentos de gestão
Características que contribuem para o sucesso escolar
Aspectos que determinam a qualidade (OCDE)
Coordenação pedagógica para além da mediação
Projeto Politico-Pedagogico
A gestão escolar em tempos de IDEB
Características do novo gestor escolar
A natureza e o sentido do planejamento estratégico
Os elementos do planejamento estratégico – como elaborar?
Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados
Direção e coordenação – papéis e funções de cada uma

PÚBLICO ALVO:
Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos)

3. EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DE ROTINAS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

CONTEÚDO

A infância e suas linguagens
Avaliação e educação infantil
Planejamento na educação infantil
Diretrizes curriculares na educação infantil
A construção de rotinas: sim, ou não?

PÚBLICO ALVO
Professores de Educação Infantil

4. EDUCADORES DE CRECHE – CONSTRUÇÃO DE ROTINAS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

CONTEÚDO

Ideias orientadoras para a creche
Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças
Brinquedos e brincadeiras de creches
Educar os três primeiros anos
Afinal, o que os bebês fazem no berçário?
Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil
Os bebês interrogam o currículo

PÚBLICO ALVO
Educadoras de Creche, ADIs, Pajens